Eficiencia_Hidrica_A

31 Out 2011

ANQIP integra grupo de especialistas europeus em eficiência hídrica de edifícios. O Professor Armando Silva Afonso, Presidente da Direcção da ANQIP, é o único português a integrar o primeiro grupo de especialistas internacionais para a eficiência hídrica em edifícios, criado pela Direção-Geral do Ambiente da Comissão Europeia. Este grupo de trabalho foi constituído com o objetivo de proceder à identificação de medidas e mecanismos necessários para assegurar em toda a União Europeia uma utilização sustentável, a longo prazo, do uso de recursos hídricos em edifícios, para implementação no final de 2012, pelos países membros.

As propostas em análise pela Comissão envolvem o estabelecimento de requisitos mínimos de eficiência hídrica para os dispositivos prediais e para os edifícios, a criação de medidas visando a realização de auditorias e a classificação dos edifícios em termos de eficiência hídrica.

O grupo de especialistas internacionais que o docente da UA integra terá ainda como missão, no âmbito da política relacionada com a crescente escassez de recursos hídricos em edifícios, a criação de sistemas de certificação para a reutilização de águas cinzentas e para o aproveitamento de águas pluviais, a criação de incentivos financeiros nestes domínios e a realização de ações de formação e informação para os cidadãos.