noticias

 

qualificacoes

Foi ontem publicado o novo referencial de formação para Canalizadores, que substitui o anterior referencial de formação que constava, há largos anos, do Catálogo Nacional de Qualificações da ANQEP (Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, IP).

Este novo referencial, concebido pela ANQIP (Associação Nacional para a Qualidade nas Instalações Prediais), em colaboração com a ANQEP, irá possibilitar uma atualização curricular e um salto qualitativo muito significativo na formação, ao inclui, por exemplo, o manuseamento e aplicação de materiais recentes e de última geração, as novas soluções construtivas que constam das mais recentes normas, etc.

Este novo referencial, combinado com a publicação, que se aguarda para breve, do novo Regulamento Geral português de águas e esgotos, permitirá ultrapassar uma das graves lacunas que se observa no sector da construção em Portugal, com falta de formação ou formação desatualizada e soluções construtivas inadequadas nas instalações sanitárias prediais, que são, atualmente, um dos principais fatores de problemas e incomodidades nos nossos edifícios.

De salientar também a inclusão neste novo referencial (nível 2) de conceitos de eficiência hídrica (utilização e instalação de dispositivos eficientes, aproveitamento de águas da chuva, reutilização de águas, etc.) o que permitirá dotar os canalizadores de conhecimentos atuais no âmbito da sustentabilidade dos edifícios, permitindo assim criar condições para a disseminação das desejadas políticas de eficiência hídrica em Portugal no sector urbano, em paralelo com a eficiência energética.


http://www.catalogo.anqep.gov.pt/Qualif.../Referenciais/7378


 

 quadro2      
       
 
 

Em tempos de distanciamento, a Grundfos quer manter a proximidade com a criação do #GrundfosContigo


Nesta realidade tão diferente que estamos a viver pessoal e profissionalmente, a Grundfos quer estar ao lado dos seus parceiros.

Uma vez que maior parte da população está em casa em regime de teletrabalho, a Grundfos criou a plataforma Grundfos Contigo para ir de encontro a quem quiser ter acesso a formação e a ferramentas que possam ser úteis no dia a dia laboral, sem ter de sair de casa.

Nesta plataforma, a Grundfos disponibiliza:

- Webinars: sessões em direto e sessões gravadas, nas quais toda a gente pode participar e colocar questões/interagir com os apresentadores, que são técnicos especializados da Grundfos.

- Streamings: sessões gravadas, para serem vistas quando e sempre que quiserem.

- Ecademy: Módulos de formação online que permitem adquirir conhecimentos sobre as nossas soluções à medida que passa pelos diferentes módulos e tópicos. Disponível 24/7.

- Ferramentas de trabalho online, como o Grundfos Product Center e My Grundfos, bem como plataformas de conteúdo técnico para instaladores, engenheiros e tomadores de decisão técnicos, onde os nossos manuais técnicos e informações sobre aplicações específicos são facilmente agrupadas.

Para além de tudo isto, as nossas equipas continuam a trabalhar para oferecer o melhor serviço possível e, além de atendermos as suas chamadas e consultas, queremos dar um passo adiante e disponibilizar formação técnica e ferramentas de suporte e assistência para o que precisar e sempre que precisar.

https://pt.grundfos.com/grundfos-contigo.html


                

 
            cartaz  

III Encontro Nacional de Canalizadores


A ANQIP - Associação Nacional para a Qualidade nas Instalações Prediais, vai promover no próximo dia 7 de Janeiro, nas instalações do Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Aveiro, o 3º Encontro Nacional de Canalizadores  (III ENC).


Atendendo a que esta é uma atividade cada vez mais exigente e competitiva, este Encontro contará com a presença de diversos especialistas e entidades institucionais do setor e terá também uma componente prática de demonstração e exposição de produtos e sistemas. As empresas do setor, terão a oportunidade de mostrar as últimas novidades, em contexto prático, dando desta forma a oportunidade aos participantes de testar diferentes soluções e inovações.

O sucesso em que se traduziu as duas últimas edições do ENC, motivou ainda mais a ANQIP a ir de encontro a esta nova vertente, que espera vir a ter grande recetividade.

As inscrições devem ser feitas através do link https://pt.surveymonkey.com/r/B6P9VTX  .

 

Data limite de inscrição até 27 de Dezembro de 2019.

                

 

             alt  

alt

         

A ANQIP vai participar no Seminário "Projeto ENERWAT - Da água à energia: Divulgação de resultados", que irá realizar-se no dia 21 de novembro de 2018, no Auditório do Polo II da ECT, na UTAD

           
 

     alt          

A ANQIP vai particpar no Seminário Expert A+ dedicado ao tema “Os desafios dos edifícios com grandes consumos de energia e água” que se irá realizar no dia 7 de dezembro no ITeCons, em Coimbra.

                     
 
h2pro

A ANQIP certificou, por solicitação da empresa H2PRO Excellentwater, dois sistemas de aproveitamento de águas pluviais para a NAV Portugal (Navegação Aérea), nos termos da Especificação Técnica ANQIP ETA 0702.

Os sistemas certificados encontram-se em duas instalações de apoio a Estações VOR, localizadas perto de Nisa e do Porto. Estas estações terrestres emitem um sinal radio VHF composto, que permite ao equipamento VOR no avião determinar a radial em que aeronave se encontra relativamente á estacão. O VOR (VHF omnidirectional radio range) é um disco com cerca de 14 metros de diâmetro elevado em relação ao solo e com diversos emissores na periferia, que emitem um sinal de forma rotativa, são equipamentos eletrónicos convencionais de radionavegação para aeronaves .

 

nav

 

Folheto_Final

A ANQIP vai concretizar no próximo dia 26 de Março, em colaboração com a Universidade de Aveiro, o 2º ENCONTRO NACIONAL DE CANALIZADORES (2.º ENC). 
É uma iniciativa que entendemos ser da maior importância no contexto nacional e que se pretende que impulsione o desenvolvimento de outras iniciativas, no sentido de estabelecer uma formação inicial oficial e uma certificação de canalizadores (instaladores/picheleiros) em Portugal e de viabilizar carreiras técnicas neste domínio.
Assim apelamos à participação de todos os interessados nesta temática.
Programa
9h30 - Receção aos participantes
9h45 - Sessão de Abertura (Universidade de Aveiro e ANQIP)
10h00 - As tubagens termoplásticas no novo regulamento português 
(ANQIP - Eng.º Armando Silva Afonso)
10h30 - Debate
10h45 - Coffee Break
11h15 - Sistemas de tubagem termoplásticos usadas em edifícios.
As evoluções e o estado da arte, a importância da manutenção das redes domésticas 
(APIP - Eng.º Vicente Sousa e Eng.ª Dina Fernandes)
12h15 - Debate
12h45 - Almoço
14h15 - Sessões Técnicas
14h15 – Sistemas de Drenagem Insonorizados Valsir 
(OLI - Eng.º Henrique Gago)
14h35 - Debate
14h50 –Uponor Riser System, acessórios modulares para montantes (UPONOR - Eng.º Pedro Luz)
15h10 - Debate
15h25 - Coffee Break
15h55 – Soluções GEBERIT 
(GEBERIT – João Simões)
16h15 –Debate
16h30 – Soluções de futuro com Esgoto em PP
(FERSIL – Eng.º Vicente Sousa)
16h50 –Debate
17h05 – Técnicas de Fusão para Sistemas PP-R
(HELIROMA – Eng.º Daniel Abreu)
17h25 – Debate
17h40 – Debate Final
17h45 - Encerramento


Inscrição para email Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar  (20€-inclui almoço e coffee breaks)Associados Anqip (15€inclui almoço e coffee breaks)

 

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 Seguinte > Final >>

Pág. 1 de 7