DSC00916

30 Jan 2012

Para racionalizar o consumo de água e inverter a perspetiva de um crescente «stress» hídrico no território, a Grécia pretende desenvolver um programa de gestão da água em edifícios. Depois de aprofundar as diversas experiência europeias neste domínio, o Ministro grego do Ambiente, Energia e Alterações Climáticas, George Papaconstantinou, decidiu adotar as práticas que têm vindo a ser promovidas pela Associação Nacional para a Qualidade nas Instalações Prediais (ANQIP) e Universidade de Aveiro (UA) nesta área.

 

O Plano de Ação para a Eficiência Hídrica em Edifícios na Grécia começou a ser desenvolvido e será assistido pelo Professor Armando Silva Afonso, do Departamento de Engenharia Civil e presidente da ANQIP. As práticas portuguesas nesta área foram recentemente apresentadas pelo docente a responsáveis gregos que, na ocasião, as consideraram como sendo «das mais desenvolvidas na Europa e as mais adequadas para a Grécia».

 

Numa primeira fase, a Grécia prevê implementar um sistema de certificaçãio e rotulagem da eficiência hídrica dos produtos (como por exemplo chuveiros e torneiras), aplicáveis a dispositivos para edifícios públicos e privados.

 

Ainda neste âmbito, importa recordar que a ANQIP concluiu recentemente uma campanha de auditorias de eficiência hídrica em 20 edifícios públicos da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), nas quais se incluía também o Edifício Central e da Reitoria da UA. Deste levantamento resultou uma economia potencial no consumo de água de 17 mil metros cúbicos por ano para o conjunto destes edifícios, o que representa uma poupança de cerca de 26 mil euros/ano. Já foi proposto o alargamento desta ação a todos os edifícios da acdemia, no âmbito do projeto «Campus Exemplar», que tem por objetivo promover a sustentabilidade e a eficiência energética no Campus da UA.

 

A ANQIP é uma associação fundada em 2007 pela UA, juntamente com outras entidades universitárias e empresariais, que se dedica às questões de qualidade e eficiência hídrica em edifícios. Tem desenvolvido diversas iniciativas pioneiras na Europa neste domínio, como sejam a criação de um sistema de rotulagem de eficiência hídrica de produtos, a criação de sistemas de certificação para o aproveitamento de águas da chuva e de águas cinzentas e a criação de modelos para auditorias de eficiência hídrica em edifícios. É presidida, desde a sua fundação, por Armando Silva Afonso, professor associado do Departamento de Engenharia Civil da UA, sendo ainda o único português a integrar o primeiro grupo de especialistas internacionais para a eficiência hídrica em edifícios, criado em 2011 pela Direção-Geral do Ambiente da Comissão Europeia.